Escrita Tribal

quarta-feira, maio 11, 2005

O Caminho da Felicidade

"Não há caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho"
Isto disse-o Mahatma Gandhi, e mesmo tendo noção de que cada pessoa o vai interpretar de uma forma diferente, em mim esta frase tocou num ponto importante.

Alguma vez na vossa vida se aperceberam de que os dias se tornaram iguais? É claro que iguais mesmo nunca são, mas iguais o suficiente para não se lembrarem das diferenças, ou iguais o suficiente para que as diferenças sejam coisas para vós irrelevantes. Estar vivo pode ser algo precioso, especial. Cada pessoa faz o que quer da sua vida, é certo, e mesmo que muitas pessoas afirmem que nada podem fazer da sua vida porque têm responsabilidades e obrigações, então pensem que se não a mudarem vocês, quem a mudará? Se esperam que a vida mude por si mesma, observem em vosso redor, e seja qual for o país em que se encontram, a sociedade que vos cerca é o que vos será oferececido.

Acredito que para muita gente imaginar-se socialmente adaptado possa não ser de todo desagradável, ou possa até ser o sonho da sua vida. Não escrevo para essas pessoas. Se estas palavras vos confundirem, se não iluminarem de alguma forma espaços no vosso ser que estavam escurecidos, então talvez não devam continuar a ler, e em vez de lerem as palavras deste blog, voltem à vossa rotina diária e aos vossos hábitos que tão dificilmente devem ter conquistado. Escrevo para quem acredita que a felicidade pode ser algo diferente do que vivem actualmente. Escrevo para quem sente dentro de si que algo pode ser mudado (para melhor), para quem acha que a Humanidade poderia estabelecer novos rumos e abandonar algumas práticas, para quem acha que este estranho equilíbrio planetário entre super-potências e países do terceiro mundo poderia ser amenizado, e para quem sente que a apatia não é a melhor maneira de lidar com situações adversas.

Escrevo para quem se fartou de ficar à espera que o mundo mude. Para quem gostaria que os sonhos fossem algo mais real do que sonhos, para quem acredita que concretizar sonhos é possível, e para quem está disposto a colaborar na mudança do mundo mudando-se a si mesmo.

Se os vossos dias se tornaram tão iguais que na semana passada não aconteceu nada relevante o suficiente para ser escrito num pedaço de papel, ou se em cada dia não aconteceu pelo menos uma coisa especial que os façam recordar-se dele para o resto da vida, então é bem possível que tenham desperdiçado essa semana e/ou esses dias.

A vossa vida não é especial e não se sentem felizes? Então há um caminho. O primeiro passo é agora, neste mesmo dia. Agarrem no vosso dia, na vossa vida, e comecem o vosso dia de felicidade, sendo felizes. Vão fazer o que vos faz sorrir, vão fazer aquilo que faria deste dia um dia especialmente feliz, e se funcionar, amanhã façam o mesmo, e continuem até que a felicidade seja o caminho onde pisam diariamente.

Têm medo? De quê? Da serem felizes hoje? Se têm medo do que ser feliz possa trazer, então já estão a viver no medo da infelicidade. Não há caminho para a infelicidade, a infelicidade está a ser o vosso caminho. Se não querem "viver felizes para sempre", vivam felizes até amanhã, e quem sabe... pode ser que lhe tomem o gosto e passem a gostar mais da felicidade do que do medo. Não é para isso que estamos vivos? Para sermos felizes? Alguém acredita que nascemos para viver tristes, infelizes, confusos, apáticos?

A vossa vida é vossa, não é de mais ninguém.