Escrita Tribal

sexta-feira, julho 07, 2006

Pipocas

Podia adicionar as "Pipocas" às receitas, mas dado o incalculável valor de algo que se descobre por tentativa e erro, vou antes dar-lhe o destaque de um post próprio:

Receita de Pipocas:

Doces

Colocar o milho no tacho (eu uso sempre um de aço inox - não interessa a dimensão) preenchendo o fundo de forma a que não se sobreponham grãos de milho.
Com milho em excesso não haverá espaço no tacho para que todos se rebentem em pipocas, resultando em milho que não rebenta ou pipocas queimadas apertadas contra o fundo.

Deitar sobre o milho óleo ou azeite suficiente para que seja possível humeder todos os grãos. Não é necessário muito óleo para submergir os grãos - em vez disso inclinar o tacho para mergulhar todos os grãos no óleo, e agitar o tacho para que se disponham no fundo de forma homogénea.

Tapar o tacho (tampas de vidro são ideais), e colocar o tacho em lume forte.Deixar em lume forte apenas até que as pipocas se comecem a formar, altura em que se deve baixar o lume para o mínimo.

Assim que começarem a rebentar, levantar o tacho e agitar, para que as pipocas (por serem mais leves que o milho antes deste rebentar) fiquem por cima dos grãos. Ir agitando e colocando sobre o lume, até que se deixe de ouvir as pipocas. Quando o volume de pipocas já praticamente alcançar a tampa (assumindo que não se deitou no tacho demasiado milho), pode-se desligar o lume, antes dos dois ou três últimos "pops". O calor e o fundo quente serão suficientes para fazer rebentar os últimos grãos.

Despejar três ou quatro colheres de mel (ou mais, caso seja um tacho grande de pipocas), tentando atingir a maior superfície de pipocas possível. Tapar, e quando se começar a escutar o som do mel que escorreu a ferver no fundo é sinal que este está líquido o suficiente para se agitar afim de misturar o melhor possível o mel.

Não deixar o mel a ferver no fundo do tacho (senão ficará queimado) portanto agite-se bem, tendo já próximo e preparado o recipiente onde se despejar e servir as pipocas.


Salgadas

A receita é em quase tudo semelhante à receita das Doces.

Usar-se apenas mais um pouco de óleo ou azeite (no máximo o dobro), sendo necessário essa oleosidade extra para que o sal se fixe melhor às pipocas.

Após desligar o lume e se deixarem de ouvir as pipocas, despejar logo para o recipiente colocando-se então sal marinho moído (fino), ou refinado (para quem preferir usar deste). Agitar as pipocas no recipiente para se misturar bem o sal (se tiver tampa aproveite-se para usá-la).



Dicas: Para facilitar a lavagem dos tachos e evitar usar-se muito detergente, limpe-se primeiro o tacho oleado/"azeitado" com papel absorvente. Quem quiser poupar árvores (ou seja, papel absorvente), pode sempre limpar o fundo com pão (o que não também não sabe nada mal para quem goste de azeite e mel).

1 Comments:

  • estavas tu longe de imaginar a pipoca que te ia calhear em sorte**** <3

    By Blogger M., at 12:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home