Escrita Tribal

sábado, agosto 13, 2005

Designação de Amor (por encomenda)

Um grande assunto sem dúvida.
Como toca toda a gente, e toda a gente tem geralmente uma ideia sobre tudo (mesmo que não tenha sido a pessoa a pensar), isso faz do amor algo muito relativo. Como sempre, cada pessoa tem uma maneira de sentir determinada coisa, e não há como saber exactamente o que alguém pensa ou sente. Isto faz com que a declaração "amo-te" nunca chegue portanto a ser compreendida realmente.

Mas o que é o amor? O amor faz as pessoas dizerem, fazerem e pensarem coisas de uma maneira muito emotiva, isso será certo. Quanto à sua magnitude, talvez seja o maior dos sentimentos, o mais forte, ou talvez o seu "contrário" (se é que algo indefinido possa ter um contrário), o ódio, seja o maior, pois o ódio ultrapassa a racionalidade (incluindo até um incoerentemente chamado de ódio por amor), e toma controlo do ser, podendo levá-lo até a conspirar contra a vida. O amor, esse, por vezes não consegue ser maior que o medo, que a timidez... mas agora que se fala nisto, haverá realmente graus de intensidade de amor? Será que se pode medir? Haverá quem ame mais e quem ame menos, ou será que se ama, pura e simplesmente?

O nível de "pureza" do amor está então em questão. Se há a possibilidade de um amor puro e genuíno, quem terá acesso a tal sentimento? Será que toda a gente pode sentir tal sentimento, ou será que algo tão puro e raro só sobrevive em condições igualmente puras?

Falando de pureza, chega-se à matéria do amor. Do que é feito o amor? O que se dá, quando se dá amor? Que algo se sente, que há algo que se transmite a quem se ama, ou nao? Se nada se transmite entre dois amantes, então quando os dois estão juntos o que se altera e lhes provoca desde sorrisos a lágrimas? Portanto, poderemos teorizar que os amantes oferecem ao outro alguma coisa... amor, pois bem. Então, será o amor composto de matéria amor...

Ou talvez possa ser tudo psicológico, auto-induzido, uma ilusão que nos entusiasma e nos provoca aumento de adrenalina, suores, calores, euforia. Com tais efeitos, admiro-me que ainda não haja comprimidos ou pastilhas de amor. Quem se atreveria a analisar os efeitos fisiológicos e neurológicos do amor e sintetizar drogas para emular o sentimento? Quem se atreveria a aniquilar a "magia" do amor.

Será que é magia? Talvez seja uma combinação de palavras e gestos que provoca no alvo uma "reacção amorosa", deixando-o encantado. Que muita gente fica encantada isso é certo. Fica encantada além da sua própria visão e racionalidade. Muita gente comete "loucuras" por amor, se trai a si mesmo em nome do amor, ou até comete crimes contra terceiros em nome do amor.

Será que haverá uma noção concreta e real de amor, e que tanta perspectiva seja efeito das deturpações individuais de cada um? "Amor" assenta em tanta coisa, e afinal acaba por não ser nada exacto. É bem possível que haja 6 mil biliões de formas diferentes de ver a questão e de amar.

Bem, assim sendo, a minha perspectiva (talvez utópica) de amor:

O amor preenche quem ama. O amor real é tão mais intenso quanto a capacidade pessoal de uma pessoa amar. Daí que alguém possa amar muito quem não a ama. O amor real não necessita de retribuição do "objecto" amado. O amor real encontra os seus motivos nas coisas mais puras, mais simples, e não requer elaborações e esquemas de produção. O amor real brota de quem ama, intencionalmente. Não pode ser forçado a manifestar-se. O amor é uma oferta, que pode ser dirigida/sentida especialmente em dado momento por alguém, e noutro momento manifestar-se como alegria, vontade de viver, paz interior, percepções de beleza, etc.. O amor não deve ser acusável de abandono, pois o amor real, puro, não pertence a um indivíduo. O amor verdadeiro é demasiado precioso para morrer em mãos distraídas. O verdadeiro amor encontra forma de se preservar puro, é uma preciosidade que sobreviverá num rebento verde, numa gota de orvalho, num raio de sol.

A beleza não faz das coisas amor. O amor é que faz as coisas belas.



(poderia continuar)

2 Comments:

  • Hehehe! Eu de novo!Só pra agradecer a designação de amor que tu fizeste sob minha encomenda!Já tinha dito que gostei muito, n vou dizer de novo pq se não tu vais se envaidecer!! Lol abraços Eric

    By Anonymous Anónimo, at 3:55 da tarde  

  • DESCULPA MAS A PASTILHA DU AMOR EXISTE!! I E BEM FORTE.. MAS SO DURA KUASE 2 DIAS.. DA UMA GANDA TESAO SO TE APETECE COMER KEM TIVER A TUA FRENTE ,SENTESTE DIFRENTE , BUE DE BEM MESMO.. METI DUAS ONTEM ENFIEIME SOSINHA NU CARRU A MASTURBARME ANTES K DEVORASSE ALGEM. MAS SE TU I A TUA DAMA TUMAREM US DOIS UMA CADA UM OH FILHO......!!!!!!!!!!! LOL

    By Anonymous Anónimo, at 2:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home