Escrita Tribal

domingo, outubro 09, 2005

Receitas, parte 2

Lentilhas orientais - Partir duas cenouras grandes em cubos pequenos, picar um terço de um alho francês e meia cebola de tamanho médio, e uma batata grande em cubos pequenos. Pode-se também juntar abóbora (em cubos pequenos) e um raminho de aipo picado. Cobrir com água um pouco acima dos ingredientes. Tente-se que no final a água baste para que fique como com molho, mas não em demasia. Adicionar azeite e sal a gosto e depois de a água ferver juntar as lentilhas vermelhas (meio pacote). Depois da batata desfeita e as lentilhas cozidas, temperar com caril, pimenta preta e coentros. Mexer e deixar os temperos actuarem com o tacho fechado e lume apagado.

Favas com seitan - Muito simplesmente, cozer as favas em água e sal, refogar dois tomates e duas cebolas em azeite, e fritar seitan em cubos (meia porção de seitan para uma de favas). Pode-se adicionar chouriço de soja, refogando-se juntamente com o refogado. Juntar tudo, mexer, deixar repousar um pouco para ganhar gosto.

Cozido à Portuguesa - Cozer cenouras pequenas inteiras ou maiores em pedaços, batatas em metades, bróculos (devem ser praticamente escaldados para não se desfazerem, separando-se a flor do talo. Os talos podem ser aproveitados depois para sopas, purés, etc.), e couve coração. Pode-se ainda juntar couve lombarda ou outras que se deseje. Ainda juntamente nesse mesmo cozido adicionar um chouriço e uma farinheira de soja, inteiros, com alguns furos/garfadas na "pele". Fritar ou estufar seitan em pedaços, não muito grandes para que se certifique que ficam bem cozinhados. Depois de tudo cozido, partir os chouriços em pedaços e servir.

Bolonhesa de soja ou seitan - Cozer massa/esparguete (recomenda-se sempre integral pelo valor nutricional), à parte em água, sal e azeite. Fazer tomatada com 3 ou 4 tomates picados, metade dessa porção de cebola picada, alho e azeite, deixar cozinhar bem, até alcançar textura de molho.

Para a soja (granulada): deixar de molho entre 5 a 10 minutos, escorrer a água, escaldar um pouco noutra água, temperada a gosto, e voltar a escorrer.

Caso se prefira em vez da soja, utilize-se seitan, frito em separado, podendo-se juntar chouriço de soja.

Juntar a soja ou o seitan ao tomate, cobrir e deixar repousar para apurar.

Guisado de legumes e tofu - Ir cozendo primeiro em água com sal duas cenouras médias e meio alho francês, cortados em rodelas finas. Cortar e juntar abóbora, em metade da porção das cenouras. Cortar em cubos, e uma outra porção igual, bem picada. Picar o tomate, cortar uma courgette em cubos, e juntar à cozedura. Cozinhar o tofu com alho francês e alho picados, em azeite, um pouco de sal refinado e tamari (ou shoyu). Juntar metade do guisado de legumes ao tofu (já com tudo cozinhado) e deixar tomar gosto. Juntar tudo e servir.

Lasanha de seitan - Refogar tomate e cebola, e juntar um pouco de água, q.b. para cozinhar o seitan, bem picado. Na forma da lasanha colocar molho bechamel, seguido de uma folha de massa. Cobrir com uma camada do refogado de seitan e por cima mais uma folha de massa. Repetir o processo para as camadas desejadas. Podem-se fazer camadas com legumes, devendo estes ser previamente cozinhados. Para finalizar juntar queijo ralado e levar ao forno uns 40 minutos, até as folhas de massa estarem cozinhadas.